James Koukios é co-líder do grupo de Contencioso de Valores Mobiliários e Defesa de Colarinho Branco e atua como co-líder global do grupo FCPA (Foreign Corrupt Practices Act) + Anticorrupção. James representa empresas e indivíduos em ações governamentais de alto risco e investigações internas complexas.
James, um experiente advogado de litígios e ex-promotor federal, litigou mais de 20 casos federais de júri, inclusive sendo o principal promotor em dois julgamentos históricos relacionados à FCPA: Estados Unidos v. Esquenazi e Estados Unidos v. Duperval. James também atuou como promotor-chefe nocaso Estados Unidos v. AEY Inc., um caso de fraude de aquisição de defesa e licenciamento de exportação que serviu de base para o filme de 2016 chamado "Cães de Guerra".
Antes de ingressar na Morrison Foerster, James trabalhou por 10 anos no Departamento de Justiça dos Estados Unidos, começando sua carreira como Advogado Assistente dos Estados Unidos em Miami e encerrando seu mandato no Departamento de Justiça como Chefe Adjunto de Seção de Fraude da Divisão Criminal em Washington, DC, onde supervisionou investigações, processos e resoluções na Seção de Fraude em FCPA, Fraude em Assistência Médica, e em Valores Mobiliários e na Unidade de Fraude Financeira. Enquanto estava no Departamento de Justiça, James investigou e processou fraudes na área da saúde, fraude de compras, corrupção doméstica e estrangeira, lavagem de dinheiro e infrações de controle de exportação, trabalhando em estreita colaboração com autoridades estaduais, federais e estrangeiras, bem como a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC); Departamentos de Defesa, Estado e Comércio dos Estados Unidos; e agências de inteligência. Ele ajudou na redação da amplamente divulgada publicação conjunta da SEC e do Departamento de Justiça, “Guia de Recursos da Lei de Práticas de Corrupção no Exterior dos Estados Unidos (“A Resource Guide to the U.S. Foreign Corrupt Practices Act”), que seguiu uma série de consultas com os líderes de negócios e conformidade. Ele também foi examinador principal da Fase 2 da avaliação de conformidade da da Rússia com a Convenção Anti-suborno da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
De 2010 a 2011, James atuou como consultor especial do então diretor do FBI Robert S. Mueller, III, assessorando o diretor e outros executivos do FBI em questões de política criminal, preparando a Diretoria Executiva do FBI para testemunhar perante o Congresso, representando o FBI em reuniões entre agências e atuando como uma ligação entre o FBI e outros componentes do Departamento de Justiça.
James foi reconhecido como um dos principais advogados da FCPA, nacional e globalmente, pela Chambers USA e pela Chambers Global, "recomendado" para investigações corporativas e advocacia de colarinho branco pelo Legal 500, um "especialista" e um "líder de pensamento" nas investigações do Who is Who Legal e um "advogado que importa" pelo Instituto Ethisphere por ter um impacto na área de ética e conformidade. Ele também recebeu o Prêmio de Serviço Distinto do Procurador Geral em reconhecimento ao seu trabalho nos julgamentos de Esquenazi e Duperval durante seu período no Departamento de Justiça.
James é professor adjunto de defesa de julgamento no Centro de Direito da Universidade de Georgetown e é regularmente convidado para palestras nas principais faculdades de administração e direito sobre investigações, fiscalização de colarinho branco e questões anticorrupção.
Named a "Top White Collar Crimes Attorney" in Washington, D.C.
Super Lawyers 2025
Recognized in FCPA (Nationwide)
Chambers USA 2024
Recognized in White Collar Crime & Government Investigations (District of Columbia)
Chambers USA 2024
Recognized in FCPA (USA)
Chambers Global 2025
Recommended in Corporate Investigations and White Collar Criminal Defense
Legal 500 US 2024
Recommended in Securities Litigation: Defense
Legal 500 US 2024
Named a “National Practice Area Star”
Benchmark Litigation USA 2025
Named a “Local Litigation Star” in Washington, D.C.
Benchmark Litigation USA 2025
Named a “Global Leader” in Investigations
Who’s Who Legal 2024
Named a “Top Author” in White Collar Defense
JD Supra Readers’ Choice Awards 2025
Named a “Top Author” in International Law
JD Supra Readers’ Choice Awards 2025
Recognized for his work on the Esquenazi and Duperval Trials
Assistant Attorney General’s Distinguished Service Award
Recognized among "Attorneys Who Matter"
Ethisphere Institute